quinta-feira, 18 de setembro de 2008

ELEIÇÕES DIRETAS PARA DIRETOR

Estudantes, professores e autoridades se reuniram nesta quinta-feira (18) na Escola Parque, na Caixa d’Água, para o anúncio de uma conquista histórica da comunidade escolar. O governador Jaques Wagner assinou um decreto que institui eleições diretas para diretor e vice-diretor dos colégios estaduais. A partir de agora, são os alunos (com mais de 14 anos), pais de alunos (ou responsáveis), professores e servidores que vão escolher quem vai dirigir a escola.

A votação está marcada para dezembro e cada diretor vai ter um mandato de três anos. Para concorrer ao cargo, o candidato (servidor do magistério público estadual) tem que fazer um curso de gestão escolar, que vai oferecer 12 mil vagas em todo o estado. As inscrições acontecem de 19 a 24 deste mês, por meio do site www.sec.ba.gov.br. O curso é gratuito e a aula inaugural será no dia 29.

Quem quiser dirigir uma escola também deve ter disponibilidade para cumprir a carga horária integral, além de ser aprovado no curso de gestão escolar. Em caso de empate, será eleito o candidato que teve um melhor desempenho no curso.

Os estudantes presentes na solenidade aprovaram a inovação. “É mais vantajoso para o aluno, pois ele vai ter a opção de escolher quem é mais capacitado e tem as melhores idéias para o cargo de diretor. E vai ser mais fácil cobrar depois por suas ações, porque fomos nós que o elegemos”, afirmou Ivonei Santana, 19 anos, aluno do 3º ano do ensino médio do Colégio Odorico Tavares